Toxina botulínica - Botox®
1 - O que é a toxina botulínica e como ela age??
A toxina botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A Clostridium botulinum é uma bactéria anaeróbica, que em condições apropriadas à sua reprodução, produz sete sorotipos diferentes de toxina. Dentre esses, o sorotipo A é o mais potente.
Para finalidade terapêutica e estética ela é utilizada numa forma purificada, congelada a vácuo e estéril da toxina botulínica tipo A. Produzida a partir da cultura da cepa Hall da bactéria Clostridium botulinum, esta forma proporciona maior duração dos efeitos terapêuticos. Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina que é um neurotransmissor responsável por levar as mensagens aos músculos e como resultado, o músculo não recebe a mensagem para realizar sua contração.
Dra. Flávia Cury - Músculos da face
2 - Quais as indicações para a toxina botulínica?
Utilizamos a toxina botulínica para o tratamento de rugas dinâmicas da face que são aquelas formadas pela contração muscular, como os pés de galinha, linhas da testa, as rugas entre as sobrancelhas quando ficamos bravos e as rugas do nariz, também conhecidas como bunny lines.
Além de amenizarmos as marcas de expressão e arquearmos as sobrancelhas dos nossos pacientes, também realizamos aplicação da toxina botulínica no terço inferior da face.
Nessa região podemos tratar os músculos que abaixam o canto da boca, musculatura do mento para amenizar as famosas celulites do queixo, na gengiva, pois ela auxilia a diminuir o sorriso gengival (quando há uma exposição acentuada da parte superior da gengiva no sorriso) e nos músculos da mastigação que causam o bruxismo (desordem que causa o ranger de dentes durante a noite e hipertrofia os músculos da mastigação).
Ainda podemos aplicar nos pontos de Nefertiti para melhorar o contorno da face e no músculo do pescoço chamado platisma, para diminuir a flacidez nessa região. Além do beneficio estético a toxina botulínica também possui indicação para o tratamento da hiperidrose (suor excessivo) de axilas, couro cabeludo, palma das mãos, plantas do pés e da enxaqueca,
3 - O bigode chinês também é tratado com a toxina botulínica?
Não! Para tratamento do bigode chinês não utilizamos a toxina botulínica. É necessário uma avaliação para uma abordagem mais completa, mas em geral tratamentos com os preenchedores de ácido hialurônico.
4 - Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?
De acordo com a bula e a prática clínica do médico dermatologista, o tempo de duração varia entre quatro a seis meses podendo ser para mais ou para menos de acordo com estilo de vida do paciente.
5 - Como é realizado o procedimento?
O procedimento é feito no consultório através da injeção da substância em pontos determinados pelo médico dermatologista de acordo com a necessidade de cada paciente. Aplicamos anestesia tópica (pomada) por 30 minutos e fazemos a aplicação na sequência que leva poucos minutos.
O resultado não é imediato, ele será percebido após 48 a 72 horas da aplicação e com 15 dias o efeito máximo será atingido.
A aplicação da toxina botulínica é realizada após avaliarmos a real indicação e necessidades, assim como a expectativa do resultado para cada paciente. Hoje em dia os pacientes buscam os procedimentos cosméticos, mas querem manter aparência natural e esse é o objetivo de nós dermatologistas atualmente. Cada vez mais entregar resultados naturais e com maior satisfação dos pacientes.
6 - Existe alguma contra indicação ao procedimento de aplicação da toxina botulinica?
Não realizamos a aplicação da toxina botulínica em pacientes que têm alergia a algum dos componentes da toxina, doenças neuromusculares, imunológicas, coagulopatias e se a paciente estiver grávida.
7 - Pode aplicar toxina botulínica amamentando?
A resposta é sim!
Em 2017 a Sociedade Brasileira de Pediatria liberou uma nota dizendo, que a utilização da toxina botulínica do tipo A (das marcas Botox ® ou Dysport®) para fins cosméticos cresceu muito entre as mulheres, mesmo entre as mais jovens. Há carência de estudos que avaliem a segurança desse fármaco durante a amamentação. Entretanto, há relato de que um lactente foi amamentado com segurança durante um episódio de botulismo materno, não tendo sido detectada a toxina botulínica no leite materno ou no lactente. A ocorrência de efeitos adversos sobre o lactente é improvável, uma vez que a terapia medicamentosa materna é realizada com doses muito inferiores àquelas que causam a doença. Além disso, a excreção da toxina botulínica pelo leite é considerada desprezível em face às suas características farmacocinéticas. Uma recente publicação considera a toxina botulínica do tipo A provavelmente compatível com a amamentação..
8 - Quais as orientações no pós procedimento.
O paciente pode retornar ao trabalho imediatamente, porém orientamos nas 4h seguintes, não deitar, não abaixar e nem realizar movimentos bruscos, evitando também massagear o local.
Fazer exercícios físicos somente 24h após aplicação da toxina botulínica.
Após o procedimento, podem surgir pequenos hematomas devido a introdução da agulha na pele, que pode perfurar vasos sanguíneos mas serão logo absorvidos pelo organismo. O procedimento é geralmente bem tolerado pelos pacientes, para os mais sensíveis pode ser utilizada uma pomada anestésica no local ou vibradorzinho que minimiza o desconforto local. A aplicação da toxina pode ser feita no mesmo dia dos preenchedores de ácido hialurônico e os bioestimuladores de colágeno.
Dra. Flávia Cury - Vasos sanguíneos da face
9 - A aplicação da toxina botulínica deixa marcas?
Não! Após aplicação é comum existirem pequenos nódulos onde foi injetado, que somem após alguns minutos, pequenos hematomas da aplicação também podem ocorrer como todo procedimento que envolve o uso de agulhas.