A harmonização facial deve ser indicada por um especialista após criteriosa análise facial e por alguém que tenha um senso estético bastante apurado para que o resultado seja bonito e natural. O procedimento geralmente é indicado em pacientes após os 25 anos quando se iniciam os primeiros sinais de envelhecimento e isso pode variar pois a indicação é sempre individualizada. Recomendamos que o tratamento seja realizado nos primeiros sinais de envelhecimento pois os resultados costumam ficar mais naturais e o processo de envelhecimento segue mais lento.
É importante que antes do procedimento, sua pele e todo o seu estado de saúde tenha passado por uma avaliação medica, para que seja visto ser você tem condições de saúde para realizar o procedimento. Histórico de alergias e uso de medicamentos também fazer parte da anamnese do médico e devem ser sempre documentadas.
A harmonização facial pode ser realizada através de várias técnicas de acordo com a finalidade de cada paciente. Algumas das técnicas mais comumente usadas são:
O preenchimento facial é realizado com ácido hialurônico, substância biocompatível e absorvível. Podemos preencher o rosto em regiões como:
O uso de
toxina botulínica para fins estéticos, como no caso da harmonização facial, pode ser aplicada na testa, ao redor dos olhos, ao redor dos lábios, queixo e pescoço visando melhorar além das rugas de expressão (como pés de galinha e as rugas da glabela (do bravo), relaxando outros músculos prevenindo processo de de envelhecimento e posteriormente a flacidez (como é o caso quando aplicada nos músculos do pescoço. A toxina botulínica age bloqueando a liberação de acetilcolina nas sinapses e junções neuromusculares, relaxando o músculo e impedindo a sua contração muscular e consequentemente a formação da ruga.
Os bioestimuladores de colágeno são substâncias que quando aplicados na pele, irão induzir o próprio organismo a produzir colágeno.A flacidez é causada pela perda das fibras de colágeno, que naturalmente acontece a partir dos 30 anos. Quando chegamos aos 50 anos temos apenas 35% da capacidade de produzir colágeno. Sim, perdemos bastante! Outros fatores que influenciam na flacidez da pele são a genética, o efeito sanfona (emagrecer e engordar), atletas de altíssima performance e fumantes.E como esses bioestimuladores agem? Eles são substâncias que vão induzir uma resposta inflamatória no organismo e o resultado final desse estímulo é justamente a produção do colágeno.Por isso, sempre digo para meus pacientes, que o efeito desses tratamentos não é imediato, precisamos esperar 30 dias para começar a observar os primeiros resultados. O pico máximo é por volta dos 3 meses e existem estudos que mostram que esse estímulo perdura por até 2 anos após aplicação.As substancias que podem ser utilizadas como esses bioestiuladores são o ácido poli-L-lático conhecido comercialmente como Sculptra ou Elleva, a Hidroxiapatita de cálcio conhecido como Radiesse e a policaprolactona conhecida como Ellanse além dos fios de PDO que podem ser colocados na pele e fazerem esse efeito de estimulação do colágeno.A quantidade do produto a ser utilizado vai depender de qual produto será escolhido, a idade e características do paciente. Converse com seu dermatologista sobre o assunto e faça uma avaliação.
Embora na maioria dos casos a harmonização facial é considerada um processo seguro e simples, se não houver um profissional treinado para coordenar o processo pode trazer alguns riscos, como obstrução do fluxo sanguíneo.
Se o procedimento também for realizado por profissionais de saúde não treinados ou inadequados, o risco de infecção também é maior, o que pode ser muito grave.
No entanto, o médico capacitado possui treinamento e grande conhecimento de anatomia o que minimiza muito os riscos, além de ser treinado para identificar e tratar adequadamente caso alguma complicação ocorra.